Kit Básico de Maquiagem

segunda-feira, junho 05, 2017


Vocês não sabem mas eu tenho curso de maquiagem profissional. Sim, tenho certificado de maquiadora. Mas antes de fazer o curso, eu era uma das pessoas mais leigas no assunto! Daquelas que misturava duas sombras somente na pálpebra móvel e nada de esfumar uma dentro da outra... Não, elas ficavam com a divisão perfeitamente visível. Horrível! Mas era o que eu sabia e conseguia na época. Depois que me matriculei no curso, começou a fase de comprar o kit básico. E muitas mulheres inclusive não sabem quais componentes fazem parte deste kit. E como maquiadora, eis que vou contar! 

Comecemos com a preparação de pele. Para uma pele bem feita e uma boa fixação da maquiagem, você precisa preparar a pele bem para receber os produtos. Tenha em mãos um: 

1. Demaquilante
2. Tônico
3. Hidratante
4. Primer

São estes os "ingredientes" principais para começar a receita de uma boa pele. O demaquilante irá limpar quaisquer resquícios de sujeira e poluição que houver no seu rosto. O tônico virá para equilibrar o pH da sua pele e garantir uma total limpeza. Depois do tônico, usamos o hidratante. É importantíssimo ter uma pele hidratada, pois repõe a água perdida pela pele e ajuda a maquiagem a não craquelar. Por último, o primer. Ele tem a função, fundamental, de segurar a make caso você vá ficar fora de casa por muitas horas. Além de diminuir a aparência dos poros. - O que no meu caso, é superimportantíssimo! 



Depois de uma pele limpa, hidratada e pronta para receber a maquiagem, vamos aos produtos básicos. Você precisa ter pelo menos um de cada para começar. 

1. Base
2. Pó
3. Corretivo
4. Rímel
5. Batom
6. Uma paleta de cores neutras
7. Blush/Iluminador/Bronzer
8. Delineador
9. Lápis de olho
10. Pincéis

Dez produtos essenciais! Primeiramente, sobre a base, uma coisa que aprendi é que: este é o produto que provavelmente você gastará um valor maior. Como a minha professora no curso disse: "A maquiagem não é nada sem uma pele bem feita". Então, certifique-se de ter uma base boa. NÃO, ISSO NÃO SIGNIFICA CARA. Eu mesma possuo duas bases com um preço muito em conta, de alta cobertura e que fazem o serviço muito bem! O truque é que ela seja adequada para o seu tipo de pele, seja ela seca, mista ou oleosa. E que ela cubra quaisquer imperfeições que te incomodem. Para isso, você verá qual tipo se adapta melhor: alta cobertura, média ou leve. Ok? 

O pó é outro produto que é completamente essencial. Mesmo que você possua uma pele seca ou use uma base matte, ele virá para selar a base e/ou corretivo e impedir que o produto se acumule abaixo dos olhos e canto do nariz, por exemplo. Além de segurar a oleosidade e o brilho causado pela mesma. 

Corretivo. Inicialmente usado com a ideia de corrigir imperfeições como manchas, espinhas vermelhas e olheiras, hoje já pode ser usado também para iluminar o rosto e destacar as áreas desejadas. Se possível, e for preciso, adquira corretivos coloridos para corrigir o que você possuir no rosto. 

Rímel é um dos produtos mais usados pelas mulheres. Simples de usar e ótimo para abrir o olhar. Ele dá destaque para seus olhos mesmo que você não esteja usando nenhuma maquiagem nos olhos. E você pode apostar também nos cílios postiços se gostar.

O batom então nem se fala! Esse já está na vida das mulheres antes mesmo que elas se lembrem. Que todas nós pegávamos os batons de nossas mães e avós e passávamos tudo borrado, é um fato incontestável para todas. Você é do tipo que gosta de nudes e tons claros? Ou gosta de vermelhos e tons escuros? Tenha pelo menos 3 tons de batons. 

A paleta neutra pode ser de quantas cores você quiser. Sessenta, vinte ou quatro, mas o importante é que elas são a base para qualquer maquiagem. Hoje você encontra no mercado paletas de marcas super baratinhas e que atendem à qualquer quesito. Dando também para usar um tom mais aproximado da sua sobrancelha para corrigi-lá, porque, uma sobrancelha bem feita muda qualquer rosto! 

O blush, iluminador e bronzer são os acessórios extras, assim digamos, mas que também dão todo um "up" na produção. Pelo menos o blush, né? Ninguém quer ficar sem uma corzinha no rosto. Aquele ar de saudável. Já o iluminador serve para dar aquele brilho, aquele glow de pele viçosa. Usado também abaixo das sobrancelhas para levantar o olhar. E o bronzer é usado além de para bronzear, claro, mas para fazer o contorno do rosto e devolver as sombras naturais que possuímos e a base retira. 

O famoso delineador... Que mulher não ama um delineado, não é mesmo? Principalmente o gatinho. O mais procurado e desejado. Para quem é principiante, dou a mesma dica que recebi no começo: delineador em caneta. À medida que você for adquirindo prática e confiança no traço, você pode trocar pelo em gel ou líquido. 

O lápis de olho é outro produto tão antigo quanto você pode imaginar. Inicialmente, nosso primeiro contato com o lápis de olho provavelmente é passar ele na linha d'água ou usá-lo para tentar um delineado e fracassar gloriosamente. Claro que depois ele escorria e virava uma meleca. Mas ainda sim, é um produto muito utilizado nas maquiagens. Tenha pelo menos em três tons: preto, marrom e rosa claro/branco

Agora chegamos ao ponto principal: pincéis. São tantos modelos, tamanhos, tipos de cerdas, como acertar? Meu Deus!!! Respira, amiga. Vamos começar com os modelos que você vai precisar para usar estes produtos: kabuki para base, pincel para pó é aquele redondo mais gordinho, pincel chanfrado para blush e pincéis para sombra mais utilizados são os modelos língua de gato pequenos. 

Como saber qual o tipo de cerda ideal? Seguindo esse conselho: Quanto mais macio o pincel menos cor ele aplica e mais ele esfuma. Quando mais firme o pincel, mais cor ele aplica e menos ele esfuma. Basicamente é você pensar em qual é o seu objetivo na make. Menos ou mais cor? Mais esfumado ou mais marcado? As cerdas naturais são macias e maleáveis, enquanto as sintéticas são mais durinhas e firmes. 




Fica calma que ninguém acerta de primeira. Todo mundo começa de baixo e aos erros e acertos, vai construindo seu império. E não precisa comprar tudo de uma vez não, viu? Eu mesma não tinha tudo. Só comprava um ou outro produto quando eu precisava. E se dava para enrolar, eu enrolava. Só comprava quando não tinha jeito mais. Nada de gastar dinheiro que não tem ou se enrolar nas dívidas, hein amiga?!

E lembrando: Nada de dormir com a maquiagem no rosto! Demaquilante aí! Com exceção do primer, você vai repetir todo o processo de preparação de pele. Lavando antes com o sabonete específico para sua pele. E USE O PROTETOR SOLAR!! 

Beijos, Mila!!

You Might Also Like

1 Comentários

  1. Eu sou iniciante na maquiagem, sei fazer o básico, sabe? Não me arrisco nas sombras ainda pois sou um desastre hahaha mas comprei uma paleta de cores neutras recentemente e agora estou providenciando os pincéis, quero aprender tudinhooo! Amei o post, super ajuda pra quem realmente não sabe muito sobre make <3

    Beijos!

    Letras na Gaveta ❤

    ResponderExcluir

Comente a vontade só não faça algumas dessas coisas:

- Não xingar nenhum dos meus seguidores
- Não postar um comentário ofensivo
- Não ofender o blog
- Não criticar o blog, ou algum comentário. Criticas apenas construtivas.
- Não usar nenhum palavrão.

Quem faz

Isabella Bernardes // Estudante de design de Moda, dedica seu tempo livre à diversão e a projetos pessoais inacabados, adora moda, coisas bonitas, ideias inteligentes, bala de goma, tecnologia, seriados, ler, dormir e comer. Não vive sem música, arte e celular.
Contato: bhellamtz@gmail.com

Curte, vai!